segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

10 argumentos para entender seu chefe




Se existe uma pessoa complicada de se entender, ela é o seu chefe. Uns tendem pro lado da camaradagem e boa convivência, e outros beiram o regime nazista. Em outras palavras, ele pode ser um doce de pessoa, te tratar bem, contar piadinha, mas de uma hora pra outra pode se tornar o seu pior pesadelo, isso quando já não é normalmente! E é nessas horas que a gente faz cara de bunda e tem vontade de voar no pescoço do indivíduo. Comofas??/

O fato é que nós não sabemos o que se passa por trás daquela posição tão delicada e mal-compreendida até estarmos nela, ou diretamente ligado a ela. Todo aquele mau-humor e as infinitas cobranças têm motivo, e nós precisamos compreender o lado deles, por mais difícil que isso seja. Pensando nisso, tentei aliviar a nossa barra (sim, eu também sou um pouquinho chefe) e fiz essa pequena lista. Vamos lá, raciocine comigo:

1) Ele tem muito mais responsabilidades do que você
Pense no seguinte: sua empresa é um relógio, e ele é o responsável por fazê-lo funcionar e sempre marcar a hora certa. A função dele é inspecionar cada engrenagem e fazer as mudanças necessárias, porque se uma quebrar, o relógio inteiro se compromete. Enquanto você só cuida do seu departamento, ele precisa se preocupar com o seu e todos os outros.

2) Ele é muito mais experiente do que você
O chefe não é escolhido à toa. Os grandões não são malucos de sondar alguém sem experiência pra um cargo de chefia. Eles sempre vão escolher uma pessoa que se destaque em rendimento, inteligência, responsabilidade e, logicamente, mais tempo de casa. Você leitor, por exemplo, poderia até ser cogitado, se não fosse tão ruinzinho...

3) A situação dele é bem mais delicada do que a sua
Aqui vale aquele ditado, "quanto mais alto, maior é a queda". Se ele chama a sua atenção por estar fazendo algo errado, com certeza é arriscado de alguém chamar a atenção dele por você e todos os outros departamentos estarem fazendo errado. Lembra da história do relógio? Pois é... Se ele parar, a culpa é dele. Lembre-se disso.

4) Ele pode influenciar muito na sua carreira
Seu chefe é a sua voz para os grandões. Se você cai na graça dele, quem sabe num futuro próximo ele pode te indicar para uma promoção? Pois é! Mas se você continuar fazendo corpo mole, sabe o que pode acontecer?


5) Ele pode te mandar embora
Lembre-se disso caso você tenha amor ao seu emprego! Aqui vale outro ditado, "a mão que afaga é a mesma que bate". Da mesma forma que ele pode te indicar para as promoções, ele também pode fazer a sua caveira, e aí sim você tá ferrado...

6) Ele também tem um chefe
Ele não é o Senhor do Universo. Se ele controla todos os departamentos da sua divisão, alguém controla todas as divisões da sua empresa. Pode ter certeza que alguém está cobrando dele de uma forma muito pior do que ele cobra de você.

7) Você não é o único funcionário
O relógio não é feito de uma única engrenagem. Como eu já falei, você é responsável somente por uma parte do todo. Você depende do trabalho dos outros, e os outros dependem do seu trabalho. E seu chefe tanto sabe disso que não cobra só de você, mas dos outros também.


8) O seu serviço é o serviço dele
Todo corpo (normal, claro) possui braços. Partindo desse princípio e da afirmativa acima, você se encaixaria em um dos muitos braços que o seu chefe possui. A grande verdade é que ele não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso ele precisa guiar e confiar na sua capacidade profissional, para você fazer um dos muitos trabalhos que é da responsabilidade dele. Isso explicando de uma forma bem rude, claro.

9) Ele também é um ser humano
Você tem problemas? O seu chefe também. Naquele dia em que ele tá com a macaca, muita coisa pode ter acontecido: problemas em casa, doença, contas, ou simplesmente a falta de vontade de trabalhar. Pois é, não é só você que se cansa de trabalhar... Então, cabe a você entender as flutuações de humor não só dele, mas de todas as pessoas do seu ambiente de trabalho.

10) Acima de tudo, ele é o seu chefe
Preciso dizer mais alguma coisa? Ele tá ali porque fez por merecer, e o mínimo que você pode oferecer a ele é respeito, admiração e um pouco de suor.

Mas caso depois de tudo isso você ainda não dê a mínima e continue querendo voar no pescoço do seu chefe, faça de forma saudável pra você, sua liberdade e seu emprego. Divirta-se nesse joguinho!

0 comentários:

Postar um comentário

(Ir)Responsáveis

Você, bem aqui!